Comparação de articaína e lidocaína para exodontia maxilar não-complicada

O objetivo do estudo foi comparar a taxa de sucesso da anestesia de infiltração para extração de dentes superiores com a infiltração vestibular de articaína 4% em comparação com as infiltrações palatinas e vestibulares padrão com lidocaína 2%.

Metodologia: 194 pacientes entre 20 e 60 anos de idade, independentemente do sexo, com necessidade de extração de dentes na arcada superior e medicamente aptos, foram incluídos nessa pesquisa. Eles foram divididos em dois grupos A e B aleatoriamente. O estudo foi realizado sem que os pacientes soubessem qual droga seria utilizada durante o procedimento. O grupo A recebeu articaína 4% com adrenalina 1:200.000, em tubete de 1,7 ml. O grupo B recebeu lidocaína/HCl 2% com adrenalina 1:100.000 em tubete de 1,8 ml. Para ambos os grupos, a anestesia bucal por infiltração foi conduzida primeiramente. Para o grupo A, 5 minutos depois, foi realizado o teste com sonda na mucosa dessa região e na do palato. Se o paciente apresentasse dor, a anestesia no palato era aplicada e o teste era repetido, até o resultado anestésico ser atingido. No grupo B, após infiltração bucal, a infiltração palatina já era injetada diretamente, e o teste com a sonda era feito 2 minutos após essa anestesia, até que a resposta negativa fosse alcançada. A dor foi medida usando o Escala visual analógica (VAS) e a Escala de Dor Facial (FPS). Os dados obtidos nos testes passaram por uma análise estatística para a comparação.

Discussão: os resultados mostraram diferenças insignificantes nos dois grupos, confirmando que a articaína 4% pode anestesiar com sucesso a mucosa palatina para uma extração de dentes sem dor. Quando os resultados foram analisados, observou-se que não existe diferença estatisticamente significativa entre a capacidade da articaína de anestesiar diferentes dentes superiores e que ela pode ser empregada com sucesso na extração de qualquer dente dessa arcada. Até agora, esta solução tem mostrado uma diferença mínima na frequência dos efeitos colaterais em comparação com a lidocaína, que é considerada a droga mais segura dos anestésicos. Além do mais, a parestesia como complicação não foi observada durante extrações de dentes na arcada maxilar.

Conclusão: o estudo mostrou que com o uso de articaina 4%, infiltrada por vestibular, os dentes superiores podem ser extraídos sem a necessidade de infiltração palatina e, portanto, o desconforto do paciente pode ser diminuído durante a exodontia. Os autores recomendam seu uso em todos os casos de exodontia de dentes superiores mais simples para melhorar a experiência do paciente.

Leia o artigo completo – Comparação de articaína e lidocaína para exodontia maxilar não-aplicada

 

 

LEIA MAIS CONTEÚDOS SOBRE ANESTESIA ODONTOLÓGICA!

A fim de difundir o conhecimento sobre anestesia odontológica, o Portal Anestesie surge como um hub informativo exclusivo sobre o tema. Sendo assim, entre os objetivos também está contribuir com a rotina clínica dos Dentistas. Por isso, aqui no Portal Anestesie você encontra muito mais do que conteúdos selecionados. Primordialmente, disponibilizamos, além de artigos científicos e notícias sobre o segmento, muitos outros materiais. Alguns exemplos são conteúdos exclusivos e em multiplataformas, como: vídeos, webinars, podcasts e demais produções feitas para aproximar a informação de quem busca aprimorar seus conhecimentos.



error: Content is protected !!