Avaliação comparativa da eficácia de dois géis anestésicos (lidocaína 2% e benzocaína 20%) na redução da dor durante a administração de anestesia local – Um ensaio randomizado controlado

Injetar anestesia local em crianças é, em si, um procedimento que gera ansiedade, e o controle da dor é essencial na odontologia pediátrica. Há vários anestésicos tópicos disponíveis, desde géis a sprays, sendo a benzocaína o mais utilizado pelos dentistas. Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a eficácia do gel de lidocaína 2% e do gel de benzocaína 20% como agente anestésico tópico antes da administração de anestesia local em crianças.

Metodologia: o estudo foi um ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado. Reuniu 30 crianças saudáveis, entre 4-8 anos, com indicação de pulpectomia. Critérios de inclusão e exclusão foram aplicados. As áreas posteriores da arcada inferior e o vestíbulo bucal foram escolhidas para a aplicação do respectivo agente anestésico tópico. As crianças foram divididas aleatoriamente em dois grupos: grupo A, sendo de gel de lidocaína 2%; e grupo B, sendo de gel de benzocaína 20%. Após a aplicação tópica, 1,2 ml de anestésico local foram injetados através de bloqueio do nervo alveolar inferior nas áreas que foram anestesiadas superficialmente. Foram feitos todos os esforços para evitar a provocação de medo durante os procedimentos. Durante a administração da anestesia local, a criança escolheu o emoticon que melhor descrevesse a quantidade de dor que ela havia sentido. Todos os dados adquiridos foram analisados estatisticamente.

Discussão: este estudo mostrou uma diferença significativa entre os escores médios de dor no Grupo A e no Grupo B. Sendo que o grupo A revelou maiores pontuações que o grupo B. Quanto aos níveis de dor, no grupo A, 6,7% mostraram dor leve, 66,7% mostraram dor moderada, e 26,7% mostraram dor severa. No grupo B, 46,7% não mostraram dor, 46,7% mostraram dor leve, e 6,7% mostraram dor moderada na inserção da agulha. Nenhum paciente no grupo B sentiu dor severa, e nenhum paciente do grupo A relatou não ter sentido dor.

Conclusão: a solução à base de benzocaína 20% demonstrou um melhor controle da dor do que a solução à base de lidocaína 2% no momento da inserção da agulha no bloqueio do nervo alveolar inferior em crianças.

 

 

Leia o artigo completo – Avaliação comparativa da eficácia de dois géis anestésicos (lidocaína 2% e benzocaína 20%) na redução da dor durante a administração de anestesia local – Um ensaio randomizado controlado

 

 

LEIA MAIS CONTEÚDOS SOBRE ANESTESIA ODONTOLÓGICA!

A fim de difundir o conhecimento sobre anestesia odontológica, o Portal Anestesie surge como um hub informativo exclusivo sobre o tema. Sendo assim, entre os objetivos também está contribuir com a rotina clínica dos Dentistas. Por isso, aqui no Portal Anestesie você encontra muito mais do que conteúdos selecionados. Primordialmente, disponibilizamos, além de artigos científicos e notícias sobre o segmento, muitos outros materiais. Alguns exemplos são conteúdos exclusivos e em multiplataformas, como: vídeos, webinars, podcasts e demais produções feitas para aproximar a informação de quem busca aprimorar seus conhecimentos.



error: Content is protected !!