A prilocaína é segura e potente o suficiente para ser usada na cirurgia oral de pacientes medicamente comprometidos?

Há esforços contínuos na pesquisa de anestésica local dental para encontrar o anestésico local ideal que possa ser usado com segurança para pacientes normais e medicamente comprometidos. O objetivo deste estudo foi comparar a eficácia da lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 com a prilocaína 3% com felipressina 0,03 U.I./ml e a possibilidade de usá-los na cirurgia oral de pacientes clinicamente comprometidos.

Metodologia: foram incluídos neste estudo 96 pacientes que estavam programados para extração simples de, no máximo, 2 dentes sob anestesia local, saudáveis ou com doenças sistêmicas leves. Antes de iniciar o estudo, os anestésicos foram aleatoriamente selecionados para cada paciente. Se o paciente estivesse que ser anestesiado de lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 com a prilocaína 3% com felipressina 0,03 U.I./ml (sem distinção de marcas), a injeção de infiltração bucal era administrada com 1,4ml de solução ao redor do ápice do dente a ser extraído. A eficácia da anestesia pulpar foi determinada objetivamente através de testes de elétricos de polpa, com testador pulpar. Os testes foram realizados numa faixa de a cada 2 minutos para avaliação do sucesso anestésico (dente insensível ao estímulo) e para dar início à cirurgia. Caso, após alguns testes, o dente continuasse respondendo positivamente, um outro tubete de solução era aplicado.

Discussão: este estudo forneceu fortes evidências do uso de prilocaína com felipressina como anestésico local substituto para pacientes que têm contraindicação ao uso de anestesia local com adrenalina. A prilocaína tem um melhor desempenho clínico em termos de proporcionar anestesia dentária rápida e extração de dentes veloz do que a lidocaína, mas as diferenças não foram significativas.

Conclusão: a prilocaína com felipressina pode ser uma boa escolha para pacientes que têm contraindicação ao uso de lidocaína com adrenalina

 

Leia o artigo completo – A prilocaína é segura e potente o suficiente para ser usada na cirurgia oral de pacientes medicamente comprometidos?

 

LEIA MAIS CONTEÚDOS SOBRE ANESTESIA ODONTOLÓGICA!

A fim de difundir o conhecimento sobre anestesia odontológica, o Portal Anestesie surge como um hub informativo exclusivo sobre o tema. Sendo assim, entre os objetivos também está contribuir com a rotina clínica dos Dentistas. Por isso, aqui no Portal Anestesie você encontra muito mais do que conteúdos selecionados. Primordialmente, disponibilizamos, além de artigos científicos e notícias sobre o segmento, muitos outros materiais. Alguns exemplos são conteúdos exclusivos e em multiplataformas, como: vídeos, webinars, podcasts e demais produções feitas para aproximar a informação de quem busca aprimorar seus conhecimentos.



error: Content is protected !!