08 nov Anestesia Local na Endodontia
Os anestésicos locais são as drogas mais são utilizadas em Odontologia, proporcionando conforto ao paciente com a ausência de sensação dolorosa durante o procedimento, sem induzir alteração ou perda de consciência. Por isso, a Prof.ª Juliana Ramacciato fala no artigo a seguir sobre ‘Anestesia Local na Endodontia’’, uma das especialidades mais intimamente ligadas a altas possibilidades de falhas e dificuldades anestésicas.
O cirurgião-dentista deve preconizar que o paciente “não deve sentir dor” durante um tratamento odontológico, sobretudo quando se deparar com pacientes portadores de comorbidades que aumentam a possibilidade de emergências médicas, uma vez que o controle da dor é fundamental para evitar respostas cardiovasculares extremas devido ao estresse (Ramacciato et al., 2007).
Acesse agora o artigo “Anestesia Local na Endodontia”
Clique aqui e confira o artigo completo
SOBRE A PROFA. DRA JULIANA RAMACCIATO
Graduada em Odontologia pela FOP-UNICAMP (1997), mesma instituição onde realizou especialização na área de concentração em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa Além disso, seu mestrado (2000) e doutorado (2003) também foram na mesma instituição. Atualmente é professora e pesquisadora do Centro de Pesquisas Odontológicas e Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa, além de Sedação Inalatória e Emergências Médicas – Suporte Básico de Vida. Soma em seu currículo cursos como Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (American Heart Association – EUA), Suporte Básico de Vida e Desfibrilador (Hospital Vera Cruz); Conscious Sedation – University of Toronto – Canadá; e extensão Universitária em Especialização em Implantodontia – Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.